DEDICAÇÃO, SATISFAÇÃO E RESPEITO

BPM - BUSINESS PROCESS MANAGEMENT

BPM é o gerenciamento de processos de negócios. Por meio do BPM é possível otimizar os resultados das organizações, melhorando os processos. É um conceito que faz a união entre gestão de negócios e tecnologia da informação.

O QUE É BPM?

BPM é o gerenciamento de processos de negócios. Por meio do BPM é possível otimizar os resultados das organizações, melhorando os processos. É um conceito que faz a união entre gestão de negócios e tecnologia da informação.

PROJETO

Ao automatizar os processos, há redução nos custos e controle gerencial mais rígido e adaptado às necessidades de cada empresa. O maior ganho ao implementar o BPM é em tempo, todas as atividades demandam menos tempo quando o processo é automatizado. A automação é realizada através do BPMS (Business Process Management Suites)

MODELAGEM

A modelagem de processos é composta por uma série de ícones padrões com os quais é desenhado o processo. É nesta etapa da automação que os processos são descobertos, desenhados e alterados. Ela é realizada nos próprios BPMS ou BPMN (Business Process Modeling Notation). Ao desenvolver o desenho, é possível analisar o processo atual e verificar quais alterações devem ser feitas, visando otimizá-los à sua máxima.

SIMULAÇÃO

A simulação é a técnica utilizada para o desempenho de um processo, sendo submetido a diferentes situações e cargas de trabalho. Nesta etapa é possível verificar se as regras pré-estabelecidas estão de acordo com objetivo da empresa e se as tarefas estão sendo encaminhadas para os processos corretos.

EXECUÇÃO

É a fase de implantação do processo, onde os usuários passam a executar os processos. As tarefas passam a ser enviadas aos seus devidos responsáveis, tendo seu tempo de execução controlado.

CONTROLE

Nessa etapa é observada a busca pela perfeição, onde é feito o acompanhamento dos processos implementados, monitorando e controlando a execução de todas etapas do processo. Há dois tipos de controle, os relatórios de fluxos em andamento, onde é fornecido o status do fluxo (com quem está parado, há quanto tempo etc.). Há também relatórios de fluxos concluídos, em que é possível ver como o processo foi desenvolvido, do começo ao fim. É possível detalhar o processo através de dados com o uso de alguns softwares.

OTIMIZAÇÃO

Nessa fase os processos são reavaliados, evidenciando melhorias que podem ser implementadas. Dessa forma, os processos são otimizados, os custos são reduzidos e as atividades são melhoradas. A otimização é a etapa de melhoria do processo como um todo, porém é dependente das etapas anteriores, principalmente do controle.